Bom de saber!

A Fabricação de Papel

A Fabricação de Papel


 

O Processo de Produção de Celulose e do Papel

 Em linha com nossa estratégia de conduzir nossos negócios de acordo com os mais altos padrões ambientais, utilizamos técnicas de plantio e colheita que sejam menos agressivas ao meio ambiente e que proporcionem elevados níveis de eficiência e produtividade. O processo de produção de papel compreende três etapas: (i) a formação das florestas e seu corte; (ii) a produção da celulose; e (iii) a produção do papel. 

 Plantio e Colheita

 A formação de florestas começa no viveiro, onde usamos as mais modernas técnicas disponíveis de micro-estaquia. As mudas ali produzidas são variedades de eucalipto que têm maior resistência a pragas e alta produtividade de celulose e melhor se adaptam ao clima das respectivas micro-regiões onde serão plantadas. Normalmente, utilizamos um equipamento chamado harvester, que corta a árvore no pé, descasca e corta o tronco em toretes. Parte das cascas e folhas permanecem na floresta. Os toretes são transportados para a beira dos talhões de plantio por equipamentos específicos (forwards) e dali são transportados em caminhões para a fábrica.

 Produção de Celulose

 O Processo kraft de Cozimento

 Os toretes recebidos nas fábricas de celulose, onde são, se necessário, descascados e posteriormente picados em cavacos. Os cavacos são então transferidos por esteira transportadora aos digestores, onde passam por um processo de cozimento com adição de sulfato de sódio e soda cáustica. Este processo de cozimento, designado processo "kraft", minimiza os danos às fibras da celulose, de forma a preservar sua uniformidade e resistência. Durante o cozimento, as fibras de celulose são separadas da lignina e resinas, quando então obtemos celulose não branqueada. Numa fase de pré-branqueamento, a celulose é então lavada e submetida a um processo de deslignificação por oxigênio que, combinado com o processo kraft, remove aproximadamente 95% da lignina.  A esta altura do processo, uma pequena parcela da fibra de celulose produzida é utilizada na produção de alguns tipos de papelcartão. A lignina e os produtos resultantes do processo Kraft compõem o chamado "licor negro", que é separado e enviado para evaporadores para elevar a concentração de sólidos e em seguida para uma caldeira de recuperação. Neste equipamento, o licor negro é utilizado como combustível para a produção de vapor e energia elétrica, e recuperamos aproximadamente 99% das substâncias químicas utilizadas no processo Kraft.

 Branqueamento

 A próxima etapa do processo de produção de celulose de eucalipto é o processo de branqueamento químico. Nosso atual complexo branqueador consiste de uma série de torres de branqueamento de média densidade através das quais passa a celulose deslignificada. Cada torre de branqueamento contém uma mistura diferente de agentes branqueadores. A produção da celulose de eucalipto convencional é feita através de um processo que utiliza o cloro, dióxido de cloro e soda cáustica, ao passo que o processo de branqueamento “Elemental Chlorine Free”, ou ECF, não utiliza o cloro elementar. Ao final desta etapa a celulose branqueada é transferida para torres de armazenagem ainda em forma líquida. A partir deste ponto, ela pode ser destinada diretamente para as máquinas de papéis nas fábricas da Bahia e Fábrica B, em São Paulo, ou em caminhões para a Fábrica C ou, ainda, no caso da celulose de mercado, para secadoras onde a celulose é então secada, moldada em folhas e cortada e, em seguida, embalada.

 Produção de Papel

 Produzimos papel para imprimir e escrever woodfree  não revestido em todas as nossas unidades de produção. Produzimos papel para imprimir e escrever woodfree revestido e papelcartão em nossa Fábrica B. Iniciamos a produção de papel encaminhando a celulose para refinadores, que aumentam o nível de resistência das fibras. Após o refino, a solução de celulose é alimentada à máquina de papel, onde é misturada com materiais e outros aditivos, de forma a fornecer as propriedades demandadas pelos consumidores finais. Estes aditivos incluem cola sintética, carbonato de cálcio precipitado (o processo alcalino), alvejantes óticos e outros. Durante o processo de produção de papel e papelcartão, a folha é formada, prensada e seca. Na etapa final do processo, rolos de papel de grande dimensão são convertidos em bobinas, papel formato fólio e papel cut-size. No caso do papel revestido, o papel passa por tratamentos adicionais, com aplicações de tinta de revestimento em uma ou nas duas faces do papel dependendo do tipo de produto e acabamento, antes de ser cortado consoante as especificações do cliente ou do convertedor.

 Monitoramos a produção por um sistema computadorizado que controla cada etapa do processo de produção. A programação e o controle da produção de papel são feitos com estreita coordenação entre as áreas de produção, vendas e marketing. Desta forma, somos capazes de planejar, otimizar e customizar a programação de produção, bem como de antecipar e responder com flexibilidade às variações sazonais e preferências dos consumidores.

 Turnos da Produção de Papel

 Nossa fábrica integrada de papel e celulose na Bahia opera em três turnos, durante 24 horas por dia, todos os dias do ano, com exceção de duas paradas para manutenção programada, uma com duração de cinco dias e a outra com duração de sete a dez dias, geralmente em março e setembro, respectivamente. Em São Paulo, nossas fábricas operam em três turnos, 24 horas por dia todos os dias do ano, com exceção de dez dias no mês de maio, reservados para parada programada de manutenção. Mantemos um estoque de determinadas peças sobressalentes que consideramos críticas devido à sua função no processo de produção ou devido a dificuldade de encontrar substitutos. Também desenvolvemos um relacionamento estreito com nossos fornecedores de forma a assegurar nosso acesso a peças sobressalentes.

 Matérias-Primas

 As principais matérias-primas utilizadas na produção de papel e celulose estão descritas abaixo.

 Madeira

 Utilizamos três fontes de fibras na produção de nossos papéis: (i) celulose que nós mesmos produzimos, que responde por aproximadamente 90% de nosso consumo; (ii) papéis reciclados; e (iii) pastas mecânicas. Utilizamos o eucalipto para a produção de toda nossa celulose. Em setembro de 2003, possuíamos 271,7 mil hectares de terras próprias dos quais 166,2 mil hectares com plantios. Adicionalmente, nosso programa de fomento, com base em contratos de longo prazo, contava com 38,9 mil hectares de plantios de terceiros. Veja a seção Veja "Propriedades, Instalações e Equipamentos – Plantações de Eucalipto". Da nossa demanda atual de madeira, aproximadamente 80% provém de nossos plantios, e o restante é suprido por fornecedores dedicados dentro do programa de fomento. Estes fornecedores vendem sua madeira em grande parte para nós e, para tanto, lhes fornecemos o suporte técnico e a assistência necessários durante o processo de cultivo e corte. A madeira respondeu por 11% de nossos custos de produção em 2002.

 Diversos fatores contribuem para o nosso diferencial de competitividade no custo da madeira para a produção de celulose: (i) as condições climáticas, topográficas e de solo são muito favoráveis nas regiões onde operamos no Brasil; (ii) utilizamos tecnologias de melhoramento genético e técnicas de silvicultura e colheita avançadas; (iii) as distâncias médias de transporte entre os plantios e as fábricas estão entre as menores do mundo; (iv) baseados na integração entre plantios e fábrica de celulose, utilizamos programas de seleção de clones que otimizam o desempenho florestal e industrial; e (v) utilizamos modernas técnicas, tais como plantio em mosaico e cultivos mínimos que maximizam o potencial de utilização do solo e minimizam impactos ambientais. A soma destes fatores nos leva a obter: (i) um incremento volumétrico médio de madeira elevado e crescente por hectare plantado; (ii) maior concentração de fibras de celulose por tonelada de madeira colhida; (iii) desenvolvimento sustentável de nossas operações; (iv) baixos custos operacionais; e (v) ciclos de corte de sete anos, período significativamente inferior aos ciclos de corte de aproximadamente quinze anos na Espanha, Portugal e Chile, e de até vinte anos para outras espécies de árvores no Sul dos Estados Unidos.

 O papel reciclado e as pastas mecânicas são usados nas camadas interiores de alguns tipos de papelcartão. O papel reciclado é também a matéria-prima para a produção do nosso papel Reciclato (o primeiro papel reciclado para imprimir e escrever não revestido produzido em escala industrial no Brasil).

 Energia

 Utilizamos diversas fontes de energia. A principal delas, produzida no próprio processo de fabricação da celulose, é resultante da queima do licor negro na caldeira de recuperação. O vapor produzido nesta queima é empregado na geração de energia elétrica e em diversos outros usos em nosso processo produtivo. Uma segunda fonte de energia, também associada ao processo de produção, consiste na queima de resíduos florestais (cascas e galhos de eucalipto) em uma caldeira auxiliar, onde também podem ser utilizados gás natural e óleo combustível. Adicionalmente, utilizamos energia elétrica adquirida de geradoras locais para complementar nossas necessidades.

 Obtemos aproximadamente 67% da necessidade total de energia elétrica de nossas unidades produtoras de papel e celulose na forma descrita acima. Os 33% remanescentes são atualmente comprados da Companhia Bandeirante Energia S.A.. Os preços pagos a esta concessionária são baseados nos padrões de mercado para usuários industriais e são comparáveis àqueles de outros grandes produtores de papel. Nossos custos com energia elétrica adquirida responderam por 3% dos nossos custos de produção em 2002.

 Nossa subsidiária Bahia Sul é auto-suficiente em energia elétrica. Com a participação de 17,9% que temos no complexo hidrelétrico Capim Branco, a ser construído no Estado de Minas Gerais, que terá potência total instalada de 450 MW, esperamos nos tornar integralmente auto-suficientes até 2007. Nossos investimentos previstos neste projeto são de R$ 183,2 milhões.

 Produtos Químicos

 Uma variedade de produtos químicos, incluindo sulfato de sódio, hidróxido de sódio (soda cáustica), clorato de sódio, cloro e peróxido de hidrogênio e oxigênio, é utilizada no processo de produção de papel, sobretudo na etapa da produção da celulose. Na produção de papel de imprimir e escrever revestido utilizamos diversos aditivos, incluindo, principalmente, caulim, tintas, carbonato de cálcio, látex, amidos, alvejantes e cola. Aproximadamente 99% dos produtos químicos utilizados no processo de produção da celulose são recuperados e reciclados dentro de nossas fábricas de celulose. Este alto índice de reciclagem reduz nossos custos com produtos químicos. Em 2002, produtos químicos responderam por 25% dos nossos custos de produção. Os produtos químicos e aditivos utilizados no processo de produção são fornecidos por um grande número de fornecedores brasileiros e, geralmente, não tem sido objeto de falta de fornecimento. Os preços dos produtos químicos no Brasil sofrem flutuação relacionada aos preços internacionais e à taxa de câmbio vigente. Relações favoráveis entre nós e nossos fornecedores locais têm sido um fator importante na estabilização dos preços e na regularidade de fornecimento. Quando necessário, importamos produtos químicos de forma a equilibrar a volatilidade nos preços locais. Todos os resíduos são tratados de forma a se adequarem com às práticas e padrões mais atuais da indústria mundial de papel e celulose. Os produtos químicos utilizados na indústria de papel e celulose são comumente utilizados em várias outras atividades industriais, e não apresentam uma condição particularmente perigosa. Não obstante, todas as regras de segurança relativos a transporte, armazenagem e produção são estritamente cumpridos por nós. Além disso, mantemos uma apólice de seguro que cobre a responsabilidade oriunda de acidente no transporte, armazenagem ou produção de produtos químicos.

 Água

 A produção de papel e celulose demanda quantidades substanciais de água. Tratamos a água com  processos que incluem sedimentação e filtragem, entre outros, antes de utilizá-la no processo industrial. Buscamos reutilizar a maior quantidade possível de água de forma a reduzir o consumo total. A água que resulta do processo como efluente é novamente tratada antes de ser devolvida aos locais de captação. Este tratamento, que inclui a sedimentação para a remoção de sólidos, o tratamento biológico para a remoção de material orgânico, e uma sedimentação final para a remoção de sedimentos biológicos, também está de acordo com as mais avançadas práticas ambientais mundiais da indústria. A água utilizada em nossas fábricas de papel e celulose é alimentada através de dutos a partir do Rio Tietê, no Estado de São Paulo, e do Rio Mucuri, no Estado da Bahia. Nosso consumo de água por tonelada vem sendo reduzido devido à contínua racionalização de processos. Acreditamos que nossas fontes de água atualmente atendem de forma adequada nossas necessidades.

 Consoante exigido pelas leis federal e estaduais brasileiras relativas à água, obtivemos todas as licenças necessárias para o uso da água para fins industriais.

 O Governo Brasileiro criou um comitê responsável pela propositura de nova legislação para a imposição de tarifas sobre o uso industrial da água. Relativamente ao Rio Tietê, a cobrança de tarifas relativas ao consumo de água iniciou-se em 2003. A cobrança de tarifas relativas ao consumo de água para os demais rios que utilizamos, incluindo o Rio Mucuri, deve começar dentro dos próximos dois anos.

 Localização das Instalações

 Produzimos papel e celulose em instalações operacionais modernas, que compreendem: (i) uma fábrica integrada de produção de papel e celulose, com 4 máquinas de papel e uma máquina pintadora (“coater”), a Fábrica B, e uma fábrica não integrada de produção de papel, com 2 máquinas, a Fábrica C, localizadas no Estado de São Paulo, e (ii) uma fábrica integrada de papel e celulose no Estado da Bahia, a Fábrica da Bahia, que é operada por nossa subsidiária, Bahia Sul.  Em 31 de dezembro de 2002, estas fábricas totalizavam uma capacidade de produção de celulose de 1,0 milhão de toneladas por ano e uma capacidade de produção de papel de 775 mil toneladas por ano.  Nossa produção de celulose de eucalipto supre todas as nossas necessidades de celulose e nossa fábrica na Bahia é totalmente auto-suficiente em energia.  Entendemos que todas as nossas instalações de produção atendem ou superam todos os padrões ambientais locais e internacionais aplicáveis ao tipo de instalações que mantemos. 

 

A tabela a seguir descreve as máquinas das nossas fábricas de papel e celulose, indica as capacidades nominais de produção, por linha e/ou máquina de cada fábrica, bem como os produtos produzidos em cada máquina. Tal tabela inclui a capacidade de produção utilizada também como insumo intermediário da produção.

 

 Máquina / Local

Capacidade de Produção

(mil t/ano)

Principais Produtos

 

 

 

Fábrica B – São Paulo

 

 

Planta celulose

420

Celulose

Máquina B5/ MP2

90

Papel I&E revestido

Máquina B6

190

Papelcartão

Máquina B7

110

Papel I&E não revestido

Máquina B8

110

Papel I&E não revestido

 

 

 

Fábrica C – São Paulo

 

 

Máquina C1

30

Papel I&E revestido e não revestido

Máquina C2

20

Papel I&E não revestido, cartolinas e Reciclato

 

 

 

Fábrica Bahia Sul – Bahia

 

 

Planta celulose

585

Celulose

Máquina BS1

225

Papel I&E não revestido

 

 

 


comentários (0)


deixe um comentário